Escola Freudiana: A Escola Freudiana foi iniciada por Freud e os pioneiros, seguidores imediatos. Os mais importantes foram Adler (1910) e Jung (1913);Os contemporâneos mais importantes são: Abraham, Ferenczi, Reich e Anna Freud. Após a morte de Freud, ficou centrada em Anna Freud (filha). Seu enfoque principal reside na existência das pulsões de vida e morte, conflitos edípicos e as respectivas defesas do ego.

Escola Kleiniana: Seu primeiro contato com a psicanálise foi através de um texto de Freud. Nunca abandonou sua devoção por ele, mas jamais mas jamais conseguiu conhecê-lo pessoalmente, pois Freud a evitava, devido as divergências com Anna F. A Escola Kleiniana, cabe mencionar as seguintes contribuições - Técnica própria de psicanálise com crianças; -Existência de um ego rudimentar; - Pulsão de morte desde o início da vida; - Primitivos mecanismos de defesa; - Fantasias infantis; - Posição Esquizo-Paranóide; - Posição Depressiva.

Escola Heinz Hartman: Escola do Ego (EUA). Os psicanalistas do ego deram consistência ao estudo, conhecimento e descrição ao conceito de self. Teóricos: Heinz Hartman, Kris, Loewenstein, Rappaport e Erikson. A contribuição mais importante foi a de que o analista deveria valorizar e trabalhar com as funções conscientes do ego, como percepção, pensamento, memória, juízo crítico etc; Diferenciação entre "ego" e "self".

Escola Heins Kohut: Psicologia do Self (EUA). Pode-se resumir os seguintes pontos essenciais: - A importância da empatia; - Retirada da hegemonia do complexo de Édipo; - Nova visão ao problema do narcisismo, valorizando-o como uma importante etapa do desenvolvimento.

Escola Lacanina: Escola Francesa Jacques Lacan é conhecido pelo seu famoso retorno a Freud, principalmente pelas acusações que fez à Escola do Ego. Teve quatro principais fontes de influência: Psicanálise - Linguística - Antropologia - Filosofia. Entre as inúmeras concepções originais estão o estágio do espelho, significantes e significados, objeto a etc. O tempo da análise é algo singular na escola lacaniana (enquanto o paciente está disposto a falar).

Escola Winnicotiana: No início de sua atividade como psicanalista, Winnicott pertenceu à Escola Kleiniana. Deixou uma obra longa, densa e original. Vale destacar: - Objeto e fenômenos transicionais; - Verdadeiro e falso self; - O papel de espelho que a mãe representa para o filho. Na escola os fenômenos e objetos transicionais são base de estudos teóricos.

Escola de Bion: Wilfred Bion é considerado como sendo um dos poucos gênios da psicanálise. Foi analisando e discípulo de Klein. Criou tantas concepções originais. Criou tantas concepções originais e consistentes que teve um crescente contingente de seguidores. Entre tantas contribuições, destaca-se a psicoterapia psicanalítica de grupo, dinâmica do campo analítico, onde existe uma mútua influência entre analisando e analista e vice-versa, enfoque nos vínculos. Teoria das Relações Objetais.


Leia Mais: https://e-gaio.com.br/