Fazendo a capacitação
do teste do Prolec, ganhará de brinde o teste trilhas grátis de como avaliar a
atenção da criança junto a leitura.
Curso de capacitação para psicólogo, fonoaudiólogo, professores e estudantes do último ano de psicologia.
Os profissionais
poderão aumentar a renda, fazendo avaliações!
Descrição:
As Provas de
Avaliação dos Processos de Leitura - PROLEC são compostas de diferentes tarefas
que tratam de explorar todos os processos que interferem na leitura, dos mais
periféricos aos mais centrais, bem como dos mais simples aos mais complexos.
Com estas provas, não se obtém somente uma pontuação da capacidade de leitura
das crianças, como ocorre com as baterias clássicas, são obtidas informações
sobre as estratégias que cada criança utiliza na leitura de um texto, bem como
os mecanismos que não estão funcionando adequadamente para que se realize uma
boa leitura, o que é de extrema importância na hora de buscar seu
aperfeiçoamento ou recuperação.
As provas se agrupam em quatro blocos:
-
Identificação de letras
-
Processos léxicos
-
Processos sintáticos
-
Processos semânticos
PROLEC
é o teste mais utilizado por fonoaudiólogos, psicólogos e professores, na
avaliação de crianças disléxicas e, é igualmente empregado nas investigações
científicas sobre dificuldades de aprendizagem como demonstram as numerosas
vezes em que aparece citado nas publicações sobre esse tema.
Diante
do sucesso desse instrumento, foi feita a adaptação para uso no Brasil, com o
objetivo de oferecer uma ferramenta capaz de identificar as dificuldades que
interferem no processo de desenvolvimento da leitura, atuando como um guia para
orientar programas de recuperação.
Objetivo:
As Provas de Avaliação dos Processos de Leitura –
PROLEC tem por objetivo avaliar os diferentes processos e subprocessos que
interferem na leitura, para identificar os casos de dificuldades em sua
aprendizagem e quais os processos que são responsáveis por essas dificuldades.
Principalmente utilizado em criança com dislexia.
Organizadoras:
Prolec é o teste mais
utilizado por:
Professores; Psicólogos e Fonoaudiólogos.
População:
Indicado
para crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.
Aplicação:
Individual
Tempo:
Sem
tempo e duração prefixado.