Seu carrinho está vazio.
Busca-se, ao longo do percurso projetado para o curso, contemplar diferentes questões pertinentes ao processo de ações que possam contribuir para uma efetiva inclusão dessas na instituição educacional. Assim, são abordados os principais desafios que se apresentam aos profissionais ligados ao ambiente educacional, de modo a subsidiar ações eficazes no cumprimento da proposta da inclusão no âmbito escolar.
Área de Pós-graduação (Em parceria)
Presencial/EAD
Profissionais da área de educação e afins (Professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e outros), da rede pública ou privada, que desejam preparar-se para atuar junto aos alunos que possuem alguma necessidade especial, conhecendo os fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial.
12 meses
Entrada Modular
O curso qualifica os profissionais para atuarem com as diferenças sociais e culturais das pessoas com deficiência, e promove um espaço de problematização e produção de conhecimentos sobre as necessidades educativas especiais, analisando os diferentes discursos que as constituem.
Fundamentos da Organização e o Cotidiano Escolar (110 h) Unidade 1: Aspectos da Liderança no Processo de Gestão de Pessoas; Unidade 2: Políticas Públicas e Educação no Brasil; Unidade 3: Ética e Educação: a Interface Família e Escola para a Formação Moral; Unidade 4: As Instituições Educacionais como Espaço de Trabalho. Módulo: Bases Neuropsicológicas e Dificuldades de Aprendizagem (110 h) Unidade 1: As Dificuldades de Aprendizagem e as Barreiras Sócio-Educativas; Unidade 2: Identificando as Deficiências na Aprendizagem; Unidade 3: Bases Neuropsicológicas e Deficiência Intelectual; Unidade 4: Altas Habilidades/Superdotação; Unidade 5: Recursos Didático-Pedagógicos para a Inclusão. Módulo: Conhecimento sobre as Deficiências e Síndromes (110 h) Unidade 1: Dificuldades de Aprendizagens Verbais e Não Verbais; Unidade 2: Deficiência Auditiva; Unidade 3: Deficiência Visual; Unidade 4: Autismo e Síndromes; Unidade 5: Síndrome de Down e outras Síndromes; Unidade 6: Paralisia Cerebral; Unidade 7: Desenvolvimento de Propostas Práticas para Atendimento e Inclusão. Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30 h) Unidade 1: Metodologia do Trabalho Científico (10h); Unidade 2: Projeto de Pesquisa (10h); Unidade 3: Prática do Ensino Superior (10h).